Ferramentas para Produtores Digitais

Ferramentas para Produtores Digitais que funcionam

ferramentas produtores digitais

Veja aplicações digitais para conteúdo em texto, imagem, áudio e vídeo

Produtores digitais nunca trabalham sozinhos. Existem sempre ferramentas digitais que o acompanham e agregam mais valor, produtividade e assertividade no seu trabalho. Neste artigo, apresentamos várias ferramentas que auxiliam os produtores digitais nas tarefas do dia-a-dia.

Produção de Conteúdo Digital

Antes de apresentarmos a lista das ferramentas digitais voltadas a produtos digitais, vamos falar sobre os elementos que são considerados “digitais”. Pois, que o conteúdo digital é o rei da internet, todo mundo já sabe…

Mas de que conteúdo digital estamos falando?

O que é conteúdo digital: é um termo abrangente para todos os materiais que são colocados na internet de forma que possam ser lidos ou interpretados pelo usuário; ou seja, só não podem ser considerados conteúdos os códigos de sites e programas; assim, todo o material disponível na internet é conteúdo.

Existe, contudo digital, a aplicação do termo voltado ao marketing digital. Nesta definição, podemos definir melhor o material que é considerado conteúdo.

Conteúdo de Marketing

O conteúdo produzido para fins de marketing digital é um material que visa nutrir o público de uma empresa ou marca com informações relevantes sobre assuntos de interesse que se relacionem com os produtos ou serviços de uma empresa.

O conteúdo de marketing digital pode também alimentar o seu público com assuntos de interesse em comum entre os consumidores. Tal análise deve ser feita por pesquisas de marketing com atuais ou potenciais clientes. Desta forma, o conteúdo pode não estar diretamente relacionado aos produtos e serviços. A estratégia pode ter como objetivo atrair o público de interesse por outros temas.

Qual conteúdo meu público quer ver?

Para saber qual tipo e assunto de conteúdo o seu público busca, é necessário que você realize algumas pesquisas avançadas. Já falamos sobre este assunto aqui no e-Books Plrs, e listamos diversas ferramentas gratuitas que ajudam no trabalho de criação de conteúdo digital.

Tipos de conteúdo

Em uma produção de conteúdo de marketing, são considerados principalmente os formatos de texto, imagem, áudio e vídeo. Outros formatos como enquetes, quizzes e jogos também podem ser explorados para atrair o público consumidor.

Ferramentas de Conteúdo Digital

Abaixo, apresentamos ferramentas para conteúdo que têm como objetivo auxiliar o trabalho do produtor de conteúdo digital orientado ao marketing. São ferramentas de texto, imagem e vídeo; e ferramentas para podcasts. Confira!

Conteúdo de texto

  1. Swayy: ferramenta gratuita para recomendação de pauta que analisa o conteúdo do seu blog e o comportamento dos usuários do seu site. Entenda melhor como Sawyy funciona!
  1. Buzzsumo: ferramenta gratuita que analisa os posts mais compartilhados de determinado tópico, o que permite insights e ideias sobre temas para textos. Acesse a descrição e o site do Buzzsumo!
  1. Dicionário de Sinônimos: ferramenta gratuita e online que dá aquela ajudinha necessária na hora de escrever um texto, apontando os sinônimos; também traz uma página para geração de antônimos. Conheça melhor o dicionário online de sinônimos!
  1. Curata: ferramenta paga para gerenciamento de conteúdo, analisando o impacto das publicações, disponibilizando calendário editorial customizável e gestão de equipes de conteúdo. Descubra outras funcionalidades do Curata!
  1. Ommwriter: perfeito para melhorar a concentração durante a escrita por oferecer uma interface simples que permite mais foco para produzir sem dispersar. Experimente o editor de textos Ommwriter!

Conteúdo de imagem

  1. Canva: um editor de imagens para redes sociais e outros designs de marketing que tem várias funcionalidades no seu plano gratuito e muito mais opções no plano pago. Faça designs profissionais rapidamente com Canva!
  1. Pablo by Buffer: editor de imagens parecido com o Canva, mas com menos funcionalidades, mais direto e básico, que também permite criar designs rapidamente. Designs básicos e online é no Pablo by Buffer!
  1. Word Swag: aplicativo para mobile fácil e prático que te permite adicionar textos com fontes criativas nas suas fotos em alguns segundos. Você pode fazer designs para Instagram com Word Swag!
  1. Pixlr: um editor de imagens que se assemelha ao Photoshop mas tem acesso online e gratuito para criar designs rápidos e profissionais; tem ainda uma versão em app para mobile. Utilize o Photoshop Fake: Pixlr!
  1. Picture2Life: uma ferramenta simples e rápida para criar edições de imagens, colagens, fazer GIFs e animações online; dispõe também de molduras, filtros e bordas diversos. Fica muito mais fácil fazer efeito em fotos com Picture2Life!

Editores de vídeo

  1. Climpchamp Create: editor de vídeos gratuito que oferece solução completa de edições, com compactador, conversor e até gravador de webcam. Saiba mais sobre o editor Clipchamp Create!
  1. Video Editor: app para mobile que edita gratuitamente fotos e vídeos, colocando músicas e legendas e inserindo efeitos visuais para compartilhar direto nas redes sociais. Baixe e comece a editar vídeos e fotos com Video Editor App!
  1. Perfect Video: aplicativo para IOS que faz edições, como cortar, girar, inverter e combinar cenas, além de inserir legendas, marcas d’áua, efeitos de transições e músicas. Experimente editar vídeo no IOS com Perfect Video!
  1. Movavi: ferramenta com versões gratuita e paga para editar e criar vídeos inserindo diversos efeitos e gerando uma aparência profissional com as possibilidades apresentadas. Faça vídeos profissionais com Movavi!
  1. Magisto: edições simples de vídeo de forma gratuita merecem ser nesta ferramenta, que se apresenta como uma opção intuitiva para quem não tem conhecimentos de edição. Use o software ou os aplicativos mobile para edição de vídeos gratuita com Magisto!

Conteúdo de áudio (podcasts)

  1. PodBean: ferramenta para criar em alguns minutos e hospedar podcasts online com ótima aparência a partir de temas pré configurados que são disponibilizados. Use o plano gratuito ou pago do editor de podcasts PodBean!
  1. SoundCloud: plataforma para publicação online de áudio que se apresenta de forma profissional e permite compartilhar composições, cursos e outros áudios de forma gratuita na rede. Amplie seu público disponibilizando podcasts no SoundCloud!
  1. MP3 Skype Recorder: ferramenta gratuita que grava conversas e chamadas simultâneas do Skype para registro de ligações ou conferências e disponibiliza o arquivo em MP3. Registre suas conversas no Skype com MP3 Skype Recorder!

Checklist rápido para produtores digitais!

Temos algumas perguntas para você…

  • Você quer saber se sua estratégia de conteúdo está dando certo?
  • Está precisando melhorar sua produtividade na geração de conteúdo?
  • Gostaria de inspirações e ideias para escrever?

Se as respostas foram sim, continue acompanhando nossos artigos para produtores digitais.