Panela Air fryer é saudável?

Panela Air fryer é saudável? Descubra se vale a pena ter a fritadeira

Chamada em português de “fritadeira sem óleo”, a panela air fryer vem ganhando mais popularidade quando o assunto é preparar refeições mais saudáveis.

Basicamente, air fryer propõe fritar os alimentos sem que óleo seja usado. O “milagre” da fritura sem óleo é, na verdade, fruto de um mecanismo simples. O alimento é aquecido e cozido por meio de um sistema de resistência elétrica. É um tipo de cozimento chamado convecção, que garante aparência e crocância de fritura.

As Air Fryer funcionam de modo similar às churrasqueiras e grelhas elétricas e, por geralmente não necessitar de óleo ou azeite para funcionar, as refeições tendem a ser menos calóricas.

Pode-se fazer de tudo na air fryer: desde legumes, vegetais, carnes, peixes, até doces, como granolas. Desse modo, a fritadeira caiu no gosto de quem pretende perder peso.

Quer tirar mais dúvidas e aprender deliciosas receitas, acesse o e-Book receitas para Air Fryer.

ebook plr receitas para airfryer

Air fryer é saudável? Vantagens e desvantagens

Em geral, a fritadeira sem óleo é vantajosa em relação aos demais métodos fritura, pois os alimentos preparos nela costumam ser menos calóricos e menos gordurosos. Além disso, o preparo costuma ser mais rápido.

Por exemplo, uma coxa de frango frito contém cerca de 250 calorias e 19 gramas de gordura. Enquanto a versão na air fryer tem 135 calorias e 5 g de gordura.

As fritadeiras sem óleo, mais conhecidas como AirFryer funcionam com um sistema de aquecimento que realmente a faz aquecer como se fosse um forno elétrico, pois possuem uma resistência que aquece a uma alta temperatura, mas o principal diferencial é que ela também tem uma espécie de hélice interna que faz com que o ar aquecido por esta resistência circule rapidamente entre o alimento e se choque sobre o mesmo fazendo com que o alimento seja, digamos assim, “super assado” através deste contato do ar super quente, o que ocorre em uma fritadeira convencional só que por meio de óleo aquecido.

O que ocorre então que algumas pessoas reclamam? Acontece que para que o sabor do alimento seja idêntico ao frito convencionalmente, alguns alimentos exigem um pouco de gordura, ainda mais os que não possuem nada de gordura, por exemplo, os alimentos pré-fritos como batatas congeladas, nuggets, steaks, almondegas, salgadinhos… já possuem uma finíssima camada de gordura ou óleo que foi utilizado em seu pré-cozimento ou pré-fritura ainda no processo de industrialização, então ao serem fritos na AirFryer não precisam de nenhuma gota de óleo mais, agora alguns alimentos frescos como as batatas palito feitas em casa, que são as mais faladas, precisam estar secas e de uma mínima quantidade de algum óleo para poderem dar aquela craqueladinha, aquela crocância na casca, e outros alimentos com o frango, linguiça e carnes já possuem uma quantidade de gordura natural que fazem com que não seja necessário a adição de mais nenhuma gordura ou óleo na preparação na AirFryer.
E claro que você também pode preparar sem óleo estes alimentos que mencionei, a diferença não é nada absurda, em relação a se fazer utilizando algumas gotas de óleo, vai de paladar para paladar!
Agora convenhamos, quem é que consegue fazer batatinha 100% idênticas as de fastfood em casa do zero? E o frango a passarinho então sem ser no óleo?
Eu nunca consegui, só na AirFryer, e digo que não gosto de batatas palito naturais feitas com batatas frescas, só se for de meia lua para cima, pois não ficam iguais as de fastfood então acabo utilizando para este resultado as batatas congeladas, ou seja, se você fizer batatas frescas na AirFryer elas ficarão como as que você faz em casa mesmo não como as de fastfood, só que sem o óleo, e o frango a passarinho por exemplo, que foi a primeira receita que postei, para mim foi o auge da fritadeira sem óleo, pois não comia a muuuito tempo justamente pela grande quantidade de óleo e ainda quando você termina o óleo está inutilizável para qualquer outra coisa né, já na AirFryer quando você termina além de não ter usando óleo ainda elimina o excesso do próprio alimento.
Resumindo, se pensarmos nas seguintes diferenças básicas:
– Fritando em óleo: É necessário grande quantidade de óleo, não há como limitar a quantidade de óleo que o alimento irá absorver, ao comer se consome grande quantidade de óleo, gorduras saturadas e ainda aquelas sujeirinhas que ficam no óleo, aqueles pontinhos pretos, que são altamente prejudiciais a saúde. E claro, o pior de tudo, o terrível cheiro de fritura que invade a casa, em apartamento então fica 3 dias e você tem que ficar olhando o alimento e checando a temperatura do óleo o tempo todo.
– Fritando na AirFryer: Não se gasta com litros de óleo, não faz aquela sujeira enorme que respinga até na gente, o alimento que precisa de algum óleo só absorve o que nós estipulamos e ainda não ingerimos outras substâncias maléficas à saúde. Não tem cheiro de óleo na casa, somente o suave aroma do alimento e você ainda programa o tempo e deixa preparando despreocupadamente. E ainda existem muitas outras vantagens que vou contando aos poucos aqui no blog e que você perceberá ao utilizar.